Periodontia

A doença periodontal pode ocorrer em qualquer idade!

O que é?

A periodontite é uma inflamação que ocorre na gengiva, no ligamento e no osso ao redor do dente, ocasionando a destruição do suporte dentário e, consequentemente, a perda do dente. A gengiva "descola" dos dentes, formando a chamada bolsa periodontal, onde se acumula o tártaro (placa de bactérias calcificada).

Por que tratar?

A doença é, geralmente, assintomática e indolor. Quando a doença periodontal encontra-se em estágio avançado, pode requerer procedimentos cirúrgicos como raspagem e remoção de tecidos danificados, com recuperação de tecido ósseo(duro) ou tecido gengival(mole).

A doença periodontal

Os tipos mais comuns de doença periodontal são a gengivite e a periodontite. A gengivite é a infecção da gengiva causada pela placa bacteriana. É o início da doença gengival. Nesta etapa da doença a gengiva pode ficar inchada, vermelha e até sangrar. A periodontite, estágio avançado da gengivite, pode ser leve, moderada ou grave. No estágio avançado, a periodontite pode levar à perda de dentes, comprometendo a função mastigatória, estética e pode afetar a saúde em geral.