Ortodontia

O QUE É ORTODONTIA?

Especialidade que trata a maloclusão, especialmente no que se refere a problemas relacionados à má posição dos dentes, corrigindo-os com o uso de aparelhos ortodônticos. Se seus dentes ou mordida estão tortos, é provável que precise corrigí-los. Os aparelhos podem ser móveis ou fixos, metálicos ou estéticos( que ficam quase da cor dos dentes e são bem discretos). Há casos em que o tratamento ortodôntico não resolve totalmente e são indicadas cirurgias ortognáticas ( dos maxilares ) associadas ao tratamento ortodôntico.

PORQUE O TRATAMENTO ORTODÔNTICO É IMPORTANTE?

Todo mundo deseja um sorriso bonito , e todo mundo deveria tê-lo . O objetivo do ortodontista é proporcionar boa estética e função ao sorriso de seu paciente. Dentes apinhados e tortos também são difíceis de se higienizar. Isto pode contribuir para condições que causam não apenas cáries dentais, mas eventualmente doenças periodontais e perda dentária.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE APARELHOS ORTODÔNTICOS ?

 

APARELHOS FIXOS

São fixados aos dentes com substâncias adesivas adequadas. São compostos por bandas, fios,tubos, bracketts e elásticos. Podem ser metálicos ou estéticos.

 

APARELHOS MÓVEIS

São encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e que dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).

 

ALINHADORES ESTÉTICOS

Modernos, os alinhadores ou “aligners”são placas removíveis discretas ou consideradas imperceptíveis. São alternativa de tratamento ortodôntico solicitada pelos pacientes que priorizam a estética. Eles realizam pequenas movimentações dentárias através do uso de uma sequência de placas feitas sob medida para cada paciente.

 

APARELHOS FIXOS AUTOLIGADOS

Têm como principal característica a baixa fricção entre os arcos ortodônticos e braquetes durante o tratamento, facilitando o início do movimento dentário pela diminuição da resistência inicial à movimentação.
São compostos por braquetes que possuem uma presilha ou tampa flexível, que prende e amarra o fio ortodôntico na canaleta do braquete. Com essa estrutura, não há necessidade do uso das ligaduras elásticas, que são as famosas "borrachinhas coloridas", durante o tratamento.
Apresentam vantagem em casos em que serão realizadas grandes movimentações por meio de deslizamento, em casos com necessidade de expansão das arcadas, além de diminuir a necessidade de extrações dentárias.
Os resultados podem ser mais rápidos e o tratamento menos doloroso do que com o uso dos aparelhos convencionais. Também podem ser metálicos e estéticos.

QUAIS AS VANTAGENS DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

 

  • Melhoria estética do sorriso.
  • Sensação de rejuvenescimento.
  • Aumento da autoestima e confiança.
  • Melhoria na função mastigatória

alig